Hearthstone

Game Guide

Hearthstone: Como criar e montar o seu próprio deck

, Comment regular icon0 comments

Em todo início de expansão, jogadores de todo o mundo criam novos decks com o intuito de descobrirem um meta. Neste artigo, você receberá dicas para aprender a montar um novo baralho!

Edit Article

Um dos melhores atributos de um Card Game é a liberdade para montar um deck da forma que quiser, com um estilo e a condição de vitória que você definir. Isto deixa o jogo mais dinâmico e divertido — e para ter melhores resultados nisso, separei estas dicas para te ajudar a construir seu próprio baralho.

Ideia Inicial e estratégia

A primeira coisa ao montar um baralho é pensar qual a ideia dele. Por exemplo, o Quest Warrior funciona através da missão Saquear as Docas e muitas cartas interagem com essa missão, construindo um foco e uma sinergia para o deck.

Ad

Loading icon

Aqui você também deve achar o arquétipo que combina com seu estilo: seu baralho pode ser agressivo, midrange ou controle.

Os agressivos são os mais rápidos, e querem jogar o máximo de cartas em um mesmo turno, levando uma imensidão de cartas custo 1 ou 2, por exemplo.

Um deck midrange se propõe a jogar na curva, considerado como o arquétipo mais fácil do jogo.

Já o controle é o mais difícil, pois você terá que guardar as cartas e saber qual a melhor situação possível, muitas vezes irá usar sua vida como recurso e jogar sob pressão, mas no fim consegue vencer facilmente.

Image content of the Website

Também existem os famosos OTKs, que significam One Turn Kill. São decks de combo que apenas seguram a partida até um turno em específico para realizar o tal combo e vencer o jogo. Hoje em dia não há um OTK sendo muito utilizado, mas há alguns meses muitos decks assim estavam funcionando, como o OTK Quest Demon Hunter, o Mozaki Mage e o Ladino Garrote.

Dica

Se estiver criando seu primeiro Deck, opte por baralhos midranges ou agressivos, já que são os arquétipos mais fáceis do Hearthstone.

Faça Anotações

Muitas vezes, você terá uma dúvida entre um card ou outro, como por exemplo o Mensageiro de Alfanje e o Capitão dos Mares do Sul. Os dois são piratas, custam a mesma quantidade de mana, porém tem efeitos e intuitos completamente diferentes.

Loading icon

Como deu para perceber, cada carta é única e contém uma característica exclusiva, então fará muita diferença saber qual levar em sua lista. Anote situações que podem ocorrer durante uma partida e estude-as.

Jogue partidas e Treine

Uma das melhores formas de fazer estas anotações é treinando, nada melhor que colocar tudo em prática, não é? Vá jogando e analise cada confronto e todas as situações, assim você já terá alguns dados para começar a estudar qual o melhor card considerando o meta atual.

Continuando com o exemplo dos piratas, durante seus jogos você irá observar se o mais importante na maioria dos casos é uma compra de carta, ou fortalecer sua mesa. Se for a primeira opção, deverá levar o Mensageiro de Alfanje, já se preferir buffar seus lacaios, leve o Capitão dos Mares do Sul.

Pesquise por dados na Internet

Outra forma de coletar dados é pesquisando listas semelhantes à sua na internet. Alguns sites mostram o desempenho de um card específico em um deck, você analisar estes baralhos e observar quais cartas estão se destacando para priorizar.

Aqui na Cards Realm, temos diversos artigoslink outside website com deck techs para auxiliá-lo.

HSReplay
HSReplay

Nenhum Deck tem tudo!

Não fique pensando que seu deck precisa de compras, remoções grandes, remoções pequenas ou etc. Você tem acesso apenas a 30 cards para a montagem, não irá caber tudo isso — foque nos reais problemas do seu deck para saber sua preferência.

Ad

Por exemplo, um deck aggro muito dificilmente levará remoções, pois o intuito é pressionar dano direto no herói inimigo, sem fazer trocas ou remover os lacaios dele. Já uma compra neste estilo de baralho seria excelente, já que o gás dos decks mais agressivos acaba rapidinho.

Neste exemplo de um deck agressivo, pense se não vale mais a pena colocar mais lacaios pequenos e rápidos ou uma compra, ao invés de tentar colocar de tudo um pouco. Foque no que realmente é necessário para o seu propósito na partida.

Nenhum Deck ganha de tudo!

Mantendo uma linha parecida do último tópico, não adianta querer mudar seu baralho sempre que perder algum jogo, todas as listas têm alguma fraqueza.

Caso você enfrente um deck controle jogando de aggro, muito provavelmente irá perder — é normal, mas se você inventar de colocar cartas mais lentas para jogar contra controle, será pressionado caso enfrente decks mais rápidos. Então tenha em mente quais classes/baralhos você quer ter vantagem, e monte o deck pensando nisso.

Resumindo, sempre que você tentar fortalecer um lado, automaticamente terá que enfraquecer o outro, nenhum deck é perfeito. E se for retirar uma carta sempre quando superado, irá criar um ciclo sem fim.

Entenda as Classes do Hearthstone

Por fim, te passo uma dica que não é uma regra (há algumas exceções), mas que pode te ajudar muito a otimizar seu tempo. Saiba que as classes do jogo têm uma ideia base — por exemplo, geralmente os decks de Caçadores são mais agressivos, já os baralhos de Sacerdotes são lentos.

Pense nisso para escolher qual classe utilizar, caso queira montar um deck controle, já sabe que o Caçador não é para você.

Passarei uma pequena visão sobre cada classe de Hearthstone:

Druida: Geralmente funciona com feitiços caros, interagindo muito bem com a mecânica de ramp (subir cristais de mana).

Caçador: Rápido e agressivo, ótimo para pressionar os oponentes.

Mago: Costuma utilizar decks mais lentos, como Big Spell Mage.

Paladino: São mais rápidos, e interage bastante com buffs (fortalecimento) de lacaios, excelentes para competir em mesa.

Sacerdote: Como já foi dito, são lentos e funcionam através de curas e remoções, o famoso controle.

Ladino: Aqui você encontrará de tudo, mas geralmente são decks mais agressivos.

Xamã: Essa classe ultimamente funciona com baralhos de burn, onde você quer ter dano mágico e destruir seu oponente com feitiços.

Bruxo: É mais controle, onde o jogador compra cartas com seu Poder Heroico, mas também remover todos os lacaios inimigos.

Guerreiro: Também é mais lento, contém muitas remoções e algumas cartas que sobem sua armadura.

Caçador de Demônios: Já vimos de tudo nessa classe, decks agressivos, midranges, combos e controle.

Como foi dito, isto não é uma regra, já vimos Guerreiros, Bruxos e Sacerdotes com decks agressivos algumas vezes, portanto sempre leve o meta e o contexto para a sua análise.

Finalizando

Por hoje é só! Espero que este artigo tenha agregado muito conhecimento sobre montagem de decks! Nos conte se você já tem uma lista em mente para montar.

Ad

Em caso de dúvidas sinta-se a vontade para nos chamar aqui nos comentários! Abraços!