Hearthstone

Opinion

Hearthstone: Top 11 Dádivas de Heróis

, Comment regular icon0 comments

Nesse artigo, avaliaremos as 11 dádivas novas: os feitiços novos que ganhamos para celebrar os 10 anos de Hearthstone. Também veremos como esses feitiços podem encaixar no metagame atual e no meta após a virada do ano do Pégaso!

Edit Article

Introdução

O aniversário de 10 anos do Hearthstone está chegando! Para comemorar essa data, nós recebemos presentes de cada um dos Heróis clássicos de cada classe do jogo: as dádivas.

Analisei cada uma, e as separei em ordem de pior para melhor neste top 11.

Esse conteúdo é completamente baseado na minha opinião e minha experiência de quase 10 anos jogando Hearthstone. Sinta-se livre para discordar, montar o seu próprio top 11, e discutir comigo as suas opiniões nos comentários. Vamos ver a lista!

Ad

11 - Dádiva de Anduin

Loading icon

O presente de Anduin é uma caixa dourada com o brasão de Ventobravo.

Nela, temos:

Loading icon

Começamos o nosso top 11 com a dádiva do Sacerdote, que recebeu um feitiço que não agrega quase nada a nenhum deck atual do meta. Controle Mental é um feitiço que envelheceu um pouco mal no jogo, pois atualmente temos diversas cartas que trazem efeitos parecidos, como Yogg-Saron, Liberto, que também custa 9, mas tem efeitos adicionais e é uma unidade Titânica.

Palavra Sombria: Dor e Palavra de Poder: Escudo são feitiços fortes, e podem ser boas escolhas para o deck de “Highlander”, já que estão indisponíveis no set atual. Fora isso, não temos outras aplicações para eles.

Lembre-se que os feitiços criados pelas dádivas são temporários, então você não pode simplesmente jogá-los e passar o turno para jogar a sua Palavra de Poder: Escudo no próximo turno. Por isso, tudo que você jogará custará 1 de mana a mais, que é o custo da própria dádiva.

Dito isso, a Dádiva de Anduin em si é uma carta excelente se gerada aleatoriamente, ou jogada por 0 mana - mas, como atualmente não temos tantas formas de jogá-las assim, e existem cartas muito melhores na classe de Sacerdote ao invés desta dádiva, ela infelizmente ocupa o 11º lugar na nossa lista.

10 - Dádiva de Rexxar

Loading icon

O presente de Rexxar é um filhote de lobo que vem com as seguintes cartas:

Loading icon

Dádiva de Rexxar é um feitiço sólido para o deck “Highlander” do Caçador, mas tem cartas extremamente condicionais que praticamente só jogam na lista de “Highlander” em específico.

Os feitiços gerados pela Dádiva de Rexxar podem ser úteis em situações nas quais você precisa lidar com lacaios na mesa do seu adversário. O problema é que essas cartas só servem para isso, e, além disso, essa dádiva só funciona em listas “Highlander”.

O restante dos decks de Caçador provavelmente não vão usar muito esta dádiva, pois são estratégias que não gostam de gerar cartas para controlar a mesa.

Estamos falando sobre “Caçador Arcano”, que é um arquétipo de Aggro Burn, e Big Beast Hunter, que foca em jogar unidades ao invés de feitiços.

Assim, poucas vezes a Dádiva de Rexxar será eficiente, e por isso ocupa o 10º lugar na nossa lista.

9 - Dádiva de Malfurion

Loading icon

O presente de Malfurion é uma trombeta de chifre mágica que traz as seguintes cartas:

Loading icon

Como todos sabemos, rampar mana é um efeito extremamente forte, e a Dádiva de Malfurion é classificada como ramp de mana, já que gera um Crescimento Silvestre. Infelizmente, a Dádiva de Malfurion ainda é um pouco lenta, pois precisamos usar a Dádiva de Malfurion e depois a Crescimento Silvestre, o que custa 4 mana. Se considerarmos cartas como Dragonete Splish-Splash e até mesmo o Semeador de Broto-de-Viúva, esta dádiva se torna mais ineficiente ainda, já que a última custa 4 manas, o mesmo que pagaríamos se jogássemos a Dádiva de Malfurion e depois Crescimento Silvestre. Semeador de Broto-de-Viúva ainda é uma unidade 3/2, e te compra um feitiço, o que é ainda melhor.

Ad

Mesmo que a Dádiva de Malfurion nos permita rampar mana, 4 manas ainda é caro porque temos cartas que rampam (com efeitos adicionais) que custam o mesmo.

A força da Dádiva de Malfurion vem da Patada, uma carta extremamente forte que não está na coleção atual.

Esse feitiço sempre é extremamente útil para Druida, já que remoções que causam dano direto na mesa inteira não são muito comuns nos decks dessa classe. Como a Patada está voltando para o conjunto essencial, poderemos usar essa carta nas nossas listas, mas, por enquanto, a Dádiva de Malfurion é a única carta que nos permite jogar a Patada no formato Padrão.

Quando o novo set essencial chegar, a Dádiva de Malfurion pode subir um pouco nessa lista, pois Crescimento Silvestre não estará mais no conjunto essencial do ano do Pégaso.

8 - Dádiva de Illidan

Loading icon

O presente de Illidan é um crânio de Demônio que traz as seguintes cartas:

Loading icon

A partir de agora, será extremamente difícil avaliar as dádivas abaixo, pois todas as cartas geradas por elas são úteis e jogáveis, como Dádiva de Illidan.

Essa dádiva nos permite escolher entre limpar a mesa, causar dano a unidades inimigas e comprar cartas.

Ela só está nessa posição porque Caçador de Demônios, apesar de ser uma classe Spellslinger e se beneficiar muito de todas as escolhas da Dádiva de Illidan, não tem uma taxa de vitória tão alta assim, e está enfrentando dificuldades para se encontrar no meta.

É provável que, mesmo que quase todos os decks de Caçador de Demônios se beneficiem desta dádiva, a Dádiva de Illidan não seja uma carta tão impactante para esta classe, pois Caçadores de Demônio em geral estão fracos no meta.

Quem sabe no futuro, quando chegarmos no ano do Pégaso, com mudanças novas, o Caçador de Demônios use bem a Dádiva de Illidan, da forma que ela merece.

7 - Dádiva de Uther

Loading icon

O presente de Uther é um livro sagrado que contém as seguintes cartas:

Loading icon

A Dádiva de Uther nos traz Igualdade, uma carta que está disponível no set atual, e está em algumas listas mais lentas do Paladino. Também temos a Bênção dos Reis, que está saindo do set essencial, e pode fazer um pouco de falta no ano do Pégaso.

Imagine que a Benção dos Reis está tomando um nerf de +1 de mana, pois agora ela vem junto da Dádiva de Uther. O lado bom é que você pode não jogar ela na sua partida, e quem sabe escolher uma Igualdade caso seja necessário.

A pior carta dentre estas três é a Consagração, pois é a mais condicional, e é a que menos combina com os arquétipos atuais de Paladino. Mesmo assim, ainda é um feitiço bastante útil que pode surpreender seu adversário ao limpar a mesa dele no turno 4.

Como já falamos, a partir de agora, todas as dádivas são fortes, e mesmo que a Dádiva de Uther esteja na nossa 7ª colocação, não se engane: é uma carta bastante forte e útil. Até porque a classe de Paladino combina bastante com o estilo de jogo das dádivas.

Ad

6 - Dádiva de Gul’dan

Loading icon

O presente de Gul’dan é uma pedra envolta de magia Vil, que traz as seguintes cartas:

Loading icon

Todas as cartas criadas pela Dádiva de Gul’dan são feitiços que combinam bastante com os decks lentos de Bruxo. Essa dádiva só não está mais acima nesta lista porque Bruxo só joga com decks rápidos de combo Burn, com os Barris de Lodo atualmente. Contudo, a versatilidade da Dádiva de Gul’dan pode trazer os decks de controle de volta para o meta, já que eles só precisam de um empurrãozinho.

O Bruxo está numa boa fase, e, agora, com esta dádiva, pode aproveitar feitiços de controle extremamente úteis. Espiral Etérea tomará um buff a partir do patch do ano do Pégaso, e destruirá locais além de lacaios, que é uma mudança muito relevante e pode ser extremamente forte no meta futuro.

A Dádiva de Gul’dan não está mais acima nesta lista porque atualmente o único deck de Bruxo que está popular é o de Barril de Lodo, e ele talvez não consiga espaço para jogar sua dádiva. Mesmo assim, acredito que ela terá uma vida útil bem longa no jogo, já que gera cartas tão icônicas e fortes.

Quem sabe, com a chegada da mudança da Espiral Etérea, as listas de controle de Bruxo voltarão ao jogo, e a Dádiva de Gul’dan será uma opção extremamente forte no meta.

5 - Dádiva de Jaina

Loading icon

O presente de Jaina é um colar em forma de âncora com as seguintes cartas:

Loading icon

A Dádiva de Jaina está no nosso 5º lugar porque, apesar das suas cartas geradas não serem incríveis, elas são fortes o suficiente para serem úteis na maioria das vezes. Isso, somado a grande diversidade de listas de Mago que combinam com o estilo de jogo das dádivas, torna essa carta provavelmente viável nos decks da sua classe.

Cartas de Congelamento estão um pouco escassas atualmente, e, como a Seta de Gelo é um dos feitiços gerados pela Dádiva de Jaina, isso pode ser um grande fator que nos motivará a incluir esta dádiva nos nossos decks.

Seta de Gelo estará no set essencial do ano do Pégaso, e, até lá, essa será única maneira de gerar esse feitiço no Padrão.

Bola de Fogo é um feitiço que não entra nas listas de Mago por muito pouco, mas agora que temos um feitiço que gera essa carta, o Mago terá uma variedade maior de remoções e dano direto a sua disposição, sem necessariamente preencher um slot precioso do seu deck.

A versatilidade sempre foi uma das características principais do Mago, e a Dádiva de Jaina permite que esta classe reforce isso. Assim, merece este 5º lugar.

4 - Dádiva de Valira

Loading icon

O presente de Valira é uma caixa cheia de artefatos, como dinheiro, doces, armas, mapas do tesouro, mais armas, e Concocções. As cartas que ela gera são:

Loading icon

O Ladino é a classe que mais se beneficia do estilo de jogo das dádivas, considerando que feitiços baratos são uma das identidades principais de todos os decks de Ladino (pois são excelentes ativadores de Combo).

Ad

Isso, junto ao fato que a Dádiva de Valira gera Punhalada Pelas Costas, talvez torne essa carta uma das melhores desta classe para ativar Combos em sequência enquanto lida com a mesa do seu oponente por 0 manas logo cedo.

Perceba que o resto dos feitiços da Dádiva de Valira não são tão fortes assim. Na verdade, até podemos dizer que Veneno Mortal é um dos feitiços mais inúteis de todas as dádivas, já que Ladino não interage tanto assim com armas no meta atual.

A Dádiva de Valira chega ao nosso 4º lugar apenas por ser um feitiço que combina muito bem com sua classe, e tem talvez a melhor qualidade de vida de todas as dádivas, já que é uma carta bastante atemporal.

Esse feitiço pode ser uma das melhores opções também para você completar o seu deck, caso você não tenha tantos recursos, e só falte uma ou duas cartas para completar sua lista.

Assim, a Dádiva de Valira combina com todas as listas de Ladino atualmente, menos o deck de Mecanoide, que joga muitas unidades.

3 - Dádiva de Thrall

Loading icon

O presente de Thrall é o Martelo da Perdição, mas finja que você não sabe disso. As cartas geradas por ela são:

Loading icon

Dádiva de Thrall é um feitiço que traz um pouco de tudo que o Shaman tem a oferecer, o que torna esse feitiço um dos mais versáteis da sua classe.

Raio é extremamente útil porque combina tanto com os decks de “Highlander” quanto os decks de Natureza de Shaman, já que é também uma das melhores remoções de início de jogo, ou finalizador de dano direto, desta classe.

Bagata é uma remoção extremamente forte que Transforma unidades inimigas, ou seja, elas não morrem e não podem ser ressuscitadas. Hoje em dia, essa interação é extremamente forte devido à grande popularidade de Cavaleiro da Morte, que ressuscita unidades.

Sede de Sangue é uma das melhores cartas “finisher” desta classe inteira, e sozinha muda o rumo de muitos jogos. Esse feitiço rotacionará para fora do set essencial no ano do Pégaso, ou seja, a única forma de jogar essa carta no Padrão será por meio de uma Dádiva de Thrall.

A Dádiva de Thrall ocupa nosso 3º lugar e abre nosso o pódio por ser um feitiço bastante atual para os arquétipos de Shaman, e também por trazer feitiços atemporais que garantem a essa carta uma vida útil bem longa.

2 - Dádiva de Arthas

Loading icon

O presente de Arthas é uma sacola com o Elmo do Lich Rei, cuidado hein. As cartas geradas por ela são:

Loading icon

Dádiva de Arthas nos traz 1 carta para cada Runa de Cavaleiro da Morte. Esse estilo de jogo das dádivas, que gera uma carta para você controlar a mesa, ou gerar valor, ou responder uma jogada do seu oponente, é a identidade principal do Cavaleiro da Morte.

Quando você joga com decks de Cavaleiro da Morte, você cria e joga cartas desta classe quase o tempo todo. Considerando que o Cavaleiro Arco-Iris, que leva todas as Runas, está popular, esse estilo de jogo está ainda mais em alta.

Ad

A versatilidade é, atualmente, a identidade principal dos decks de Cavaleiro da Morte, assim como é a identidade principal das as dádivas, e por isso eles combinam tanto um com o outro.

Transformação Negra controla muito bem a mesa no início do jogo porque você pode Transformar um lacaio do seu Poder Heróico, ou até mesmo uma unidade barata, em um 4/5 com Rapidez.

Impacto Uivante é gerado com bastante frequência pelo Vizir Nerubiano e outras cartas de Cavaleiro da Morte. Por isso, essa carta provavelmente será uma das escolhas mais populares da Dádiva de Arthas.

Golpe da Morte é uma das melhores remoções para o meio de partida, pois também cura o seu herói, lhe dá mais tempo no jogo, e controla a mesa do oponente. Essa carta muitas vezes é essencial, e ter até 4 cópias dela no seu deck é uma vantagem incrível contra o seu oponente, que terá dificuldades para lidar com suas curas.

O Cavaleiro da Morte é a classe mais popular atualmente, e tem uma boa variedade de listas, todas elas com taxas de vitória acima de 50%. Isso também influencia a posição da Dádiva de Arthas nesta lista - 2º lugar - já que ela faz sentido em quase todos os decks desta classe.

1 - Dádiva de Garrosh

Loading icon

O presente de Garrosh é um pequeno baú com uma caveira na frente, que contém as seguintes cartas:

Loading icon

A Dádiva de Garrosh ocupa nosso 1º lugar por ser a primeira dádiva dessa lista que gera cartas que jogam (todas) em todas as listas da sua classe no meta.

Tanto Executar, quanto Levantar Escudo e Briga são cartas que compõem o mesmo deck, e às vezes até mais de um deck. Estamos falando das listas de Highlander e de Control Warrior com Odyn, que podem levar estas três cartas simultaneamente.

Assim, a Dádiva de Garrosh é uma opção extremamente sólida que só trará benefícios para as listas de Guerreiro. Sem contar que o estilo de jogo do Guerreiro combina muito com o estilo de jogo das dádivas.

Com a Dádiva de Garrosh, o Highlander ganhou mais uma Briga, que é uma das remoções principais deste deck. Além disso, também ganhou mais armadura com a Levantar Escudo, que pode ser usada tanto para deixar o seu herói vivo, quanto para te ajudar a finalizar a partida no deck de Odyn, Nomeado Supremo.

Devido à grande sinergia que as listas atuais de Guerreiro têm com os feitiços gerados pela Dádiva de Garrosh, é impossível não dar a essa carta o 1º lugar no nosso pódio.

Conclusão

Image content of the Website

Se você leu até aqui, muito obrigado - agora você sabe minhas opiniões sobre as dádivas novas do Hearthstone!

Não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!