Nós já falamos sobre as cartas de Hearthstone e de Magic: The Gathering que são muito parecidas, então agora é hora de deixar as peças de jogo de lado e focar no grande esquema: os sets que são parecidos ou até mesmo idênticos em essência!
O Que Consideramos “Expansões Similares”
Para cair nesta categoria e ser apresentada no artigo, as duas expansões devem ter no mínimo temas de história, mundo ou mecânicas parecidas. Mas, admitimos que nesta matéria focamos no “feel” de cada set - ou seja, temas, história ou mundo.
Ad
Talvez da próxima vez possamos escolher focar mais nas mecânicas.
Os Sets Mais Parecidos Entre MTG e Hearthstone
Além de explicar o motivo de termos feito cada escolha, deixaremos duas cartas no fim de cada seção para ser mais fácil visualizar a identidade visual de cada jogo.
Outlaws of Thunder Junction e Showdown in the Badlands
Outlaws of Thunder Junction se passa em um plano que está em perpétuo Velho Oeste, enquanto Showdown in the Badlands apresenta os cards de HS se enfrentando em duelos e lutando por dominância em um pequeno espaço ambientado... sim, no Velho Oeste
Para aumentar ainda mais a fantasia de se encontrar em um duelo desta época, a expansão de HS usa uma mecânica chamada Quick Draw, que lhe dá um bônus caso use a carta no turno em que foi comprada, emulando o efeito de saque rápido representado em muitos filmes com este tema.
Já Outlaws of Thunder Junction foca mais no aspecto de crime e o sentimento de ser um “fora da lei”. Uma das funcionalidades no set que melhor representa esse aspecto é "cometer um crime", que no jogo significa dar alvo em algo do oponente.
Apesar de os dois jogos abordarem o mesmo tema de formas diferentes, eles ainda são similares o suficiente para encontrarem um lugar nesta lista.
Rise of the Eldrazi e Whispers of the Old Gods
Criaturas gigantes, incompreensíveis e repletas de tentáculos re-emergem em nosso plano, causando destruição, corrompendo a realidade ao seu redor, enlouquecendo pessoas inocentes e gerando cultos repletos de pessoas que não compreendem seus próprios novos (ou velhos) deuses? Pois é, esses dois sets abordam o mesmo tema de forma extremamente parecida, a maior diferença sendo que o Hearthstone normalmente leva tudo para um lado mais cômico, enquanto MTG se carrega com mais seriedade.
Em Rise of the Eldrazi, o set introduziu mágicas instantâneas e feitiços incolores, demonstrando como os Titãs conseguem modificar a realidade ao redor apesar de não serem associados a cor alguma. Já em Whispers of the Old Gods, a mecânica de aumentar o poder de C’Thun representa os cultos que lhe dão força.
Innistrad e Witchwood
Innistrad é um plano escuro, lar de vampiros e lobisomens, dentre outras criaturas sobrenaturais como zumbis e “Frankensteins”. Aqui, a humanidade vive em constante medo e perigo de extinção, buscando defesa no divino, fortalecendo a igreja de Avacyn.
Witchwood, por outro lado, também é lar de vampiros, lobisomens e zumbis, mas a dinâmica é diferente. Em Witchwood, os humanos não são indefesos; o set foca mais na força da união e como podemos prevalecer e até prosperar diante dessas adversidades. Lobisomens, conhecidos como Worgens, protegem os humanos dos perigos sobrenaturais.
Ad
Para fazer o jogador se sentir na expansão, a Blizzard criou as mecânicas Eco e Rush, além de cartas que se transformam como Gilnean Royal Guard. Já Innistrad utilizou de cartas que transformam para representar os lobisomens e zumbis com Decay, além de tokens de sangue para os vampiros.
Murders at Karlov Manor e Murder at Castle Nathria
Uma figura proeminente na alta sociedade é morta dentro de sua mansão (ou castelo), e agora os personagens devem descobrir quem é o culpado. Tanto Murders at Karlov Manor quanto Murder at Castle Nathria seguem essa fórmula. Ambas têm seus próprios detetives: Alquist Proft em MTG e Murloc Holmes em HS.
Castle Nathria trouxe os “Locais”, cartas que ocupam um espaço no campo e podem ser utilizadas até três vezes, representando os cômodos do castelo que estão sendo investigados. Já em Karlov Manor, a mecânica Investigate cria tokens de pista, que ao serem sacrificados, compram uma carta extra, representando o ganho de informação ao longo do caso.
Streets of New Capenna e Mean Streets of Gadgetzan
Streets of New Capenna e Mean Streets of Gadgetzan são expansões que se passam em ambientes urbanos corruptos e dominados por gangues. Ambos os sets têm um enfoque em crime organizado e lutas pelo poder.
Streets of New Capenna apresenta uma cidade cheia de glamour e decadência, onde cinco famílias criminosas lutam pelo controle. Mean Streets of Gadgetzan, por sua vez, apresenta três gangues principais, cada uma com seu próprio estilo e mecânica.
Para vender a fantasia de crime organizado, Streets of New Capenna utiliza a mecânica Alliance, que dá recompensas sempre que outra criatura entra em jogo sob seu controle, representando a cooperação e a rede de contatos das famílias criminosas. Além disso, o set tem uma forte presença de cartas de "Family", que representam as diferentes gangues.
Mean Streets of Gadgetzan introduz a mecânica Tri-Class Cards (da mesma forma que as famílias em Capenna tem três cores), cartas que podem ser usadas por três classes diferentes, representando a aliança entre as gangues. Cada gangue tem suas próprias características e estilos, o que é refletido nas cartas e suas habilidades.
Conclusão
Essas expansões mostram como temas e ambientes podem ser adaptados de maneiras únicas por diferentes jogos, mantendo uma essência similar. Também temos este artigo sobre cartas similares entre estes dois jogos, dê uma olhada!
E você, tem algum set que acha parecido entre os dois jogos? Deixe nos comentários!
Ad
— Commenti0
Diventa il primo a commentare