Apresentação
Oi pessoal, tudo bom? No dia 14 de Março de 2023, foi anunciada pela Blizzard o lançamento de sua nova expansão, Festival das Lendas! Foi concedida pela Blizzard uma entrevista a alguns sites latino-americanos, e a Cards Realm estava entre eles. Então vamos falar um pouco sobre a nova expansão e o que nos foi dito durante esse encontro.
Festival das Lendas é a 23ª expansão de Hearthstone e marca o início de mais um ciclo, onde as expansões Forjados nos Sertões, Juntos em Ventobravo e Divididos no Vale Alterac rotacionam para fora do formato Padrão e os cards do Conjunto Essencial são revisados e atualizado para um novo ano.
Ad
Mecânicas da Nova Expansão
A nova expansão tem por temática o maior festival de música de Azeroth organizado pelo Elite Tauren Chieftain, com um estilo musical atrelado a cada uma das 11 classes de Heróis. De Heavy Metal a Jazz, passando por Pop, Hip Hop e Folk, novas mecânicas baseadas em músicas foram apresentadas:
• Músicos e Canções Lendárias: cada classe irá ter um card de lacaio lendário representando a grande estrela do seu estilo musical. Além disso, cada uma terá um feitiço lendário que é a canção mais famosa desse músico.
• Instrumentos Musicais: todas as classes receberão Armas Instrumentais que representam instrumentos musicais do seu estilo. Alguns deles tem Últimos Suspiros que melhoram conforme você cumpre seus requisitos.
• Finale: essa nova habilidade é ativada quando ao se jogar um card com Finale, você utilizar todo o seu mana. Planejar seu turno adequadamente irá garantir bônus extras!
• Cura Excessiva: uma nova habilidade exclusiva de Sacerdote (de maneira semelhante a Combo para Ladino ou Sobrecarga para Xamã), lacaios com Cura Excessiva geram efeitos que são ativados quando eles são curados além do seu máximo de vida.
• Solistas: lacaios com Grito de Guerra que são ativados se você não possui outros lacaios na mesa.
• Feitiços Harmônicos: são Feitiços com 2 modos (Harmônico e Dissonante) que se alternam a cada turno na sua mão.
Além dessas mecânicas, o card E.T.C., Band Manager já está disponível no aplicativo do jogo como bônus de pré-lançamento.
Esse card traz uma inovação que já é conhecida de outros card games: o uso de cartas de fora do jogo para lidar com situações específicas (o bom e velho Sideboard para quem é jogador de Magic).
O Tauren te permite criar uma seleção de 3 cards extras na hora de construir o seu deck. Esses cards não entram na sua lista base nem afetam o total de 30 (ou 40 com Prince Renathal) cards do seu deck e só podem ser acessados através do Grito de Guerra do novo card lendário. Com isso, você pode ter acesso a coisas como Acidic Swamp Ooze para lidar com alguma arma problemática, Rivendare, Warrider para jogos contra Control arrastados, Theotar, the Mad Duke contra Combos e o que mais você achar que possa atrapalhar o seu dia.
Um novo evento está disponível até o dia 28 de março: a Turnê Principal. Nela, você escolhe um dos três caminhos – Lendas do Rock, Reino da Jam ou Mestres do Soul – e cumpre missões exclusivas para ganhar packs e uma skin heroica exclusiva.
Entrevista
A Blizzard, através dos profissionais Leo Robles Gonzalez (Game Designer Associado) e Sola Chang (Designer de UI/UX), concedeu uma entrevista no dia 13 para falar do anúncio da expansão e abaixo seguem alguns dos tópicos discutidos:
Sobre o tema da expansão
LRG: Música é algo universal que é presente na vida de praticamente todas as pessoas no mundo. Todos podem se relacionar com esse assunto, embora cada um tenha o seu estilo.
Ad
Essa coisa única de que cada pessoa tenha sua relação pessoal com músicas e traduzir isso para uma expansão de Hearhstone é um desafio muito divertido e eu estou super feliz em ver como cada um vai encarar como o seu gênero musical favorito foi representado.
SC: Algo que eu gostaria de destacar é que com 11 gêneros musicais diferentes, a gente espera que exista algo especial para cada jogador.
LRG: A ideia da expansão surgiu como a maioria das outras – em uma sala de reunião onde jogamos várias sugestões e nessa em particular, um set musical ganhou força. Trazer músicos de todos os cantos de Azeroth e explorar todos os conceitos que cada estilo possui é o grande atrativo da expansão. Muitos cards trarão esses elementos musicais para o jogo!
SC: Nosso objetivo com o evento da Turnê Principal era resgatar aquela vibe de Alterac de Horda x Aliança, onde você escolhe um grupo de bandas, cada uma com sua própria trilha de recompensas.
Nós queríamos que os jogadores sentissem o hype de cada um dos caminhos escolhidos. Mas uma vez encerrado o evento, a gente vai oferecer a oportunidade aos jogadores adquirirem as outras recompensas posteriormente.
Sobre a estrutura da expansão
LRG: Construímos expansões ao longo do ano de duas maneiras: sets fechados, onde a história começa e termina ali, como foram os 3 desse último ano, ou sets interligados, como foram os 3 do ano anterior, contando a história dos Mercenários.
Festival das Lendas pertence ao primeiro grupo, sua história contida nessa expansão.
Sobre as mecânicas da expansão
LRG: Nós temos essa nova palavra-chave, Finale, que concede um bônus se você gastar o seu mana remanescente e é uma maneira de recompensar o jogador por usar seus recursos de maneira eficiente.
Temos os Feitiços Harmônicos, que alternam para sua versão Dissonante a cada turno. Cada Feitiço desses possui dois números diferentes que trocam dependendo da versão que está ativa naquele turno.
Temos os Solistas, eles precisam dos holofotes, eles são o centro da atenção, então ganham bônus se forem os únicos lacaios que você controle. Temos também os Feitiços Lendários, cada classe vai ter um e cada um representa a música mais popular do gênero musical atrelado a cada classe – e ao contrário dos Feitiços Lendários do passado, esses aqui tem a trilha sonora para acompanhá-los!
Sobre a acessibilidade da expansão
LRG: Por um lado, nós sempre queremos ter algo que faça os fãs de longa data mergulharem de cabeça na expansão, por outro lado, temos que manter um equilíbrio para que jogadores menos engajados não se sintam confusos e excluídos.
A mecânica de Finale, por exemplo, traz esse elemento de usar seu mana de maneira eficiente, que jogadores já experientes estão acostumados a fazer, mas pode ser algo novo para jogadores mais recentes, que talvez não tenham ainda assimilado esse conceito, então a mecânica gera essa indicação sobre como usar o mana.
Ad
Já para jogadores mais experientes, Finale pode gerar posições de jogo não-usuais, levando-os a planejar o turno para encerrar com efeitos que algumas vezes seriam tipicamente feitos no início do turno como, por exemplo, cards que compram ou Descobrem cards.
SC: Outro exemplo que gosto de citar é a carta de pré-release, E.T.C., Band Manager. Para jogadores mais novos, ele adiciona a oportunidade de ter mais cartas no seu deck caso você tenha dúvidas sobre como construir seu deck.
Já na mão de jogadores experientes, vira um exercício de estratégia e planejamento sobre o que você quer de opções extras.
Sobre balanceamento
LRG: O momento da rotação é um evento eletrizante em Hearthstone – 3 expansões saem, o Conjunto Essencial é modificado e uma nova Expansão entra em cena. Em questão de um dia, o jogo que disputávamos ontem é outro totalmente diferente do de amanhã.
Em relação ao balanceamento dos cards em momentos como esse, temos equipes para evitar que surjam situações que tornem o jogo insustentável e mesmo quando algo nos escapa, nós temos uma nova mentalidade em relação a balanceamento que tenta ser o mais eficiente para corrigir essas distorções, bem diferente do que costumava ser no passado.
Cada expansão começa a ser trabalhada cerca de um ano antes do seu lançamento oficial e temos tantos cards sendo trabalhados ao mesmo tempo que precisamos sempre estar atentos sobre como novos cards interagem com outros mais antigos. É algo que pensamos o tempo todo, diariamente.
Sobre Cavaleiro da Morte
LRG: Como é uma classe nova, ainda temos a explorar além daquilo que foi apresentado em Marcha do Lich Rei.
As Runas de Sangue, por exemplo, no set anterior eram bastante focadas em controle e se manter vivo com muitos pontos de vida. Em Festival das Lendas, vamos experimentar com cartas que se beneficiam em alterar seus próprios pontos de vida durante o seu turno.
Embora tentemos dar espaço para todas as Runas, deve se tornar comum que a cada expansão a gente acabe por incentivar mais um arquétipo ou outro. E uma inovação para essa expansão é o Feitiço Lendário da classe, nossa primeira carta com o requisito das 3 Runas – um conceito que já vinha sido explorado por alguns jogadores com o que foi chamado de Rainbow DK.
Sobre Signature Cards
SC: Nós escutamos bastante feedback da comunidade sobre a primeira leva de Signature Cards e colocamos bastante esforço para torná-las marcantes nessa expansão e eu acredito que elas ficaram lindas!
O nosso foco dessa vez foi na arte das cartas, em ressaltar as belas ilustrações que foram feitas para os cards. Outra coisa que fizemos foi dar espaço para a arte, mas não comprometer o entendimento do jogo: o texto do card pode ser visualizado em uma tooltip quando se passa o mouse por sobre o card.
Conclusão
Novamente, eu gostaria de enfatizar como ter esse contato com o pessoal que faz as cartas é uma experiência fantástica. Nós da equipe da Cards Realm ficamos muito empolgados em poder ter acesso um evento desse tipo.
Ad
Liguem os amplificadores, acendam as luzes, que comece o Festival! Um abraço e até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar