Hearthstone

Deck Guide

Guia de Deck Padrão: Paladino Puro - A Jornada para o Lenda

, Comment regular icon0 comments

Nesse guia, explicarei como jogar com a lista com a qual peguei Lenda em Outubro, o Paladino Puro. Esse deck é muito forte e fácil, o que torna a sua escalada muito leve e divertida! Vou te dar várias dicas para jogar contra algumas matchups também.

Edit Article

Introdução

Faz em torno de 9 anos que jogo Hearthstone, e, durante esse tempo todo, eu nunca tinha alcançado o ranque de Lenda. Sempre fui um jogador de Arena casual. Porém, esse ano, decidi criar conteúdo de Hearthstone aqui para o site, e para isso eu precisava me esforçar mais ainda no jogo. Assim como faço em Legends of Runeterra toda vez que eu pego Mestre, eu contarei como foi a minha jornada e qual deck usei para pegar Lenda em Hearthstone.

Nesse guia, estarei falando sobre a minha jornada para o ranque Lenda com a lista de Paladino Puro, um deck extremamente divertido, simples e forte.

Ad

Paladino Puro - Escalando com a Força do Ódio e da Luz

Image content of the Website

Paladino é a segunda classe que menos gosto do jogo inteiro, pois nada é mais chato para meu gosto pessoal do que Shaman. Mas o conceito da lista de Paladino Puro com os Recruta do Punho de Prata conseguiu conquistar meu coração.

Esse arquétipo é bastante parecido com o da lista de Cavaleiro da Morte Profano, com a qual eu estava jogando antes para pegar o ranque Diamante. Você basicamente enche a mesa com unidades pequenas o tempo inteiro, e, se o seu oponente não limpa o seu campo todo turno, você ganha o jogo com alguns combos de feitiços do deck.

O Paladino Puro funciona dessa maneira também. Todo turno jogaremos muitas unidades de custo baixo em campo, que, se ficam vivas para o seu próximo turno, você ganha o jogo devido aos combos do deck.

Loading icon

Esse estilo de jogo é muito leve e agradável, por ser extremamente simples. Obviamente é muito estressante para o seu oponente, pois ele terá que remover todas as suas unidades em campo, em todos os turnos dele, para não arriscar morrer no seu próximo turno.

É bastante comum situações nas quais o seu adversário é obrigado a fazer trocas com unidades com atributo médio/alto da mesa dele contra os seus lacaios 1/1, para evitar que eles virem um 12/12 no próximo turno e ganhem o jogo sozinhos.

O motivo principal pelo qual escolhi esse deck para pegar Lenda foi: essa lista, além de ser muito adaptável aos efeitos de anomalia da fila ranqueada, possui ótimas matchups contra tudo do meta.

Esse arquétipo é beneficiado por quase todos os efeitos das anomalias, diferente das listas de Cavaleiro da Morte Profano, por exemplo, que não fazem nada quando o efeito de “seus feitiços custam 1 a menos” aparece na partida.

Vejamos como funcionam as estratégias principais da lista de Paladino Puro.

Estratégia Principal

Image content of the Website

A estratégia principal envolve todo turno jogar unidades baratas com o intuito de encher a mesa, para eventualmente buffá-las o suficiente e em poucos ataques causar dano o suficiente para ganhar a partida.

As cartas principais que te ajudam a encher o campo são Rebola Embaixo e Preparação de Batalha, que logo cedo já conseguem encher a sua mesa parcialmente. Essas cartas curvam muito bem se você jogar a Aura do Cruzado no turno seguinte, que aumenta os atributos das suas unidades quando elas atacam.

Loading icon

Como já falei várias vezes, essa lista consegue dar “cheque-mate” na partida caso suas unidades fiquem em campo, mas não expliquei como isso acontece. O combo da lista que permite a você fazer essas jogadas envolve jogar logo cedo alguns feitiços Sagrados, pois, ao fazer isso, o custo de Indulgência do Jardim diminui, te permitindo muitas vezes jogar essa carta por 0 de custo.

Ad

Loading icon

Esse feitiço é a sua condição de vitória principal por dar +5/+5 e Escudo Divino a um lacaio praticamente de graça, então, se você jogar dois feitiços desse em campo, você aumenta em 10 pontos a quantidade de dano que os seus lacaios podem causar sem custo nenhum.

A parte legal é que você pode tutorar a sua Indulgência do Jardim com Ordem no Tribunal, pois a Indulgência do Jardim só computa os descontos de mana dela mesma na sua mão. Isso quer dizer que esse feitiço sempre será a sua carta de maior custo do deck, e como a Ordem no Tribunal embaralha o seu deck em ordem decrescente e depois compra uma carta, você sempre irá comprar uma Indulgência do Jardim - mesmo que ela esteja custando 0.

Loading icon

Caso a sua mesa seja limpa, outras cartas conseguem trazer de volta o seu gás, como no caso do Trabucão do Bufê, e até mesmo a Sous Chef Pecaminosa.

Você também possui recursos para lidar com unidades com Provocar com o seu Força da Guardiã, que também é um board clear, e a Trompa do Senhor do Vento, que reduz os atributos das unidades inimigas.

Caso tudo dê errado e você seja completamente controlado a partida inteira, você sempre terá a sua disposição A Condessa, que te dá muito valor no late game com os Convites que Descobrem lacaios Lendários por 0 de custo.

Loading icon

Estratégia de Mulligan

Image content of the Website

Esse deck possui uma estratégia de Mulligan muito simples: você deve sempre dar prioridade para as suas cartas de 3 de custo que invocam unidades em campo - Rebola Embaixo, e Preparação de Batalha. A mão inicial perfeita do deck de Paladino Puro deve se parecer com o seguinte:

Loading icon

Sous Chef Pecaminosa é a melhor carta de custo 1 para se jogar no turno 1, mas é a pior carta de custo 1 do deck para ser invocada do Rebola Embaixo por não ter Escudo Divino. Você não precisa deixar as unidades de custo 1 na sua mão inicial nesse deck, então tiramos a Sous Chef Pecaminosa por causa disso.

Trabucão do Bufê é a unidade encarregada de trazer de volta o seu gás, e por isso é importante tê-la logo cedo na sua mão para garantir que o efeito de Imbuir da unidade esteja pronto até o turno 4.

Matchups Boas

Image content of the Website

Ladino do Segredo - Enfrentei muitas vezes esse deck no meu caminho para a Lenda, e posso afirmar com muita propriedade que não existe recurso o suficiente nele para lidar com tudo que você propõe em campo.

O arquétipo de Segredo do Ladino tem várias remoções de unidade boas e jogadas fortes no início de jogo, mas pelo turno 5 ou 6, após você repor a sua mesa pela terceira vez, o Ladino não tem mais feitiços e recursos para remover novamente o seu campo.

Ad

Essa lista se baseia muito em recursos criados de forma aleatória também, que, em geral não são eficientes contra a sua estratégia, uma vez que é necessário remoções muito específicas para lidar com as suas unidades de Escudo Divino.

Image content of the Website

Druida Ramp - Essa lista é uma das mais populares no momento, e, apesar de ser muito forte, sofre muito para remover as suas unidades com Escudo Divino também.

Apesar da lista de Druida ter muitas jogadas fortes no meio de jogo depois de rampar a mana, como o seu deck de Paladino começa a partida já com o pé no acelerador, pelo incrível que pareça, o Druida é lento demais em comparação ao seu deck. Lento o suficiente para deixar você fazer as suas jogadas de início de jogo na curva, sem ser punido de forma alguma. É o suficiente para você ganhar a maioria dos jogos sem enfrentar nenhum problema.

Image content of the Website

Mago de Controle - A lista de Mago sofre dos mesmos problemas do Ladino, uma vez que a maioria das remoções dessa lista envolvem causar dano às unidades inimigas, e como suas unidades possuem Escudo Divino, o Mago precisa gastar muitos recursos para poder tirá-las de campo.

Eventualmente você irá repor a sua mesa e o mago não terá respostas o suficiente para lidar com as suas unidades.

Você pode sofrer um pouco para lidar com a carta Álibi Sólido, mas fora isso, tudo que fizermos na partida é forte contra tudo que tem no deck de Mago.

Matchups Ruins

Image content of the Website

Bruxo de Controle - As remoções da lista de Bruxo são perfeitas para lidar com o seu deck. Estamos falando de cartas como Profanar, que causa múltiplos pontos de dano as suas unidades, e o efeito de “Retirar da Partida” do Sargeras, O Destruidor, que ignora Escudo Divino.

Sem contar que essa lista é feita para aguentar o dano dos primeiros turnos, com muita cura, e sem perder o valor da mão. Isso significa que, mesmo que esse deck gaste recursos para não tomar dano no início da partida, ele não fica sem cartas no final do jogo. E isso é o que torna essa matchup muito difícil: o Bruxo nunca fica sem recursos para lidar com a sua mesa.

Image content of the Website

Sacerdote de Controle - Essa matchup é muito triste, pois a sua lista consegue bater e causar dano fácil no início da partida, e até mesmo consegue chegar perto de matar o seu inimigo muitas vezes. Mas depois que você chega num estágio do jogo em que o Sacerdote já tem mana para jogar as remoções pesadas, fica impossível fazer qualquer coisa contra esse deck.

Igual ao Bruxo, o Sacerdote nunca fica sem cartas, e sempre tem curas à sua disposição. A única forma de ganhar essa matchup é dando sorte nas lendárias da sua A Condessa.

Ad

Image content of the Website

Caçador Arcano - Essa lista está quebrada. Esse deck consegue ser mais rápido que o seu no mesmo ritmo da sua lista, propondo mais dano que você, isso tudo enquanto limpa a sua mesa e compra cartas.

É impossível ganhar essa matchup, pois tudo que você faz, o Caçador faz melhor, com feitiços e Segredos.

Você até consegue pôr na mesa suas unidades e buffá-las até chegarem a atributos decentes. Mas, até lá, você provavelmente já perdeu por não conseguir segurar o dano direto que tomou ao longo dos turnos.

Dicas Rápidas, Porém Importantes

Image content of the Website

  • Evite jogar o Kotori Levegume na curva. Só jogue essa lendária quando você tiver mana para combar ela imediatamente com algum feitiço que tiver em mãos.

  • Você perceberá que muitas vezes suas jogadas no início da partida parecem um pouco fracas, por você jogar unidades 1/1 sem efeito. Mas não estranhe: o seu deck é feito para transformar essas unidades pequenas em grandes com os feitiços.

  • Só use o seu Aura do Cruzado quando tiver uma mesa com unidades prontas para o ataque. Nunca jogue esse carta se você não consegue atacar com nada da sua mesa.

  • Use A Condessa só como último recurso, e não considere essa carta uma prioridade. Jogá-la na curva pode parecer bom, mas na maioria das vezes é melhor investir nas suas unidades pequenas e seus buffs.

  • Apesar do Selo de Sangue causar dano ao herói, ainda é uma carta muito forte para dobrar com o seu Kotori Levegume. Mesmo você tomando 6 pontos de dano, o seu inimigo provavelmente não terá recurso o suficiente para lidar com a sua mesa.

  • Trompa do Senhor do Vento é uma carta perfeita para finalizar as partidas, tanto removendo uma unidade com Provocar, quanto sendo a sua finalizadora combando com o feitiço Por Quel’thalas! para passar muito dano com a Fúria dos Ventos.

  • É ok deixar uma Ordem no Tribunal na sua mão inicial em algumas matchups para garantir que você comprará a sua Indulgência do Jardim na partida.

  • Mesmo que você não dê prioridade para as suas unidades de custo 1 na mão inicial, é bastante comum comprá-las no Mulligan. Jogá-las na curva de 1 de mana é muito bom também, mesmo que a Soldada Sanguínea cause dano direto no seu herói.

  • Jogar Ordem no Tribunal cedo não é ruim em matchups contra listas de Controle. Dessa forma, você acelera a compra da A Condessa, que será a sua condição de vitória principal contra as listas mais lentas.

  • As lendárias de custo 0 que você pode gerar com essa lista podem mudar completamente o rumo das partidas, e transformar o seu deck em uma lista com um propósito muito diferente do inicial. Por isso, essa lista consegue vencer umas matchups muitas vezes impossíveis, já que gera essas cartas fortes que o seu inimigo não consegue jogar em torno.

    Ad

    Conclusão

    Image content of the Website

    Se você leu até aqui, agora também sabe tudo sobre o deck de Paladino Puro.

    Não se esqueça de comentar e compartilhar esse artigo nas redes sociais. Até a próxima!