Introdução
Hoje falaremos sobre como as mudanças de balanceamento do primeiro patch da Grande Treva Infinita afeta os decks do meta, quais mudanças removem estratégias antigas e abrem oportunidades para arquétipos novos, ou acabam tendo pouco impacto.
A minha análise serve bastante para quem tem intuito de subir no rank Lenda, considerando que acima do Top 1000 serão encontrados jogadores que irão pilotar corretamente os decks mais fortes disponíveis.
Nerfs
Reno, Patrulheiro Solitário
Ad
Sempre presente nas beiradas do meta, o patrulheiro solitário foi responsável por inúmeras partidas sendo decididas no turno em que ele cai na mesa, mas agora o seu efeito permite que Lugares e Naves Estelares sobrevivam a limpeza de mesa, e uma mudança ainda maior - não existe mais o efeito de limitação a apenas 1 espaço de mesa no turno seguinte.
A grande força do Reno não estava apenas em limpar a mesa a seu favor, mas também em forçar o oponente a ter um turno fraco invocando apenas um lacaio, o que garante que o jogador do Reno seja o dono da iniciativa. Agora, ele está sujeito à fraqueza universal de remoções de mesa, pois o oponente terá a iniciativa de re-desenvolver o campo.
Druidas ainda podem se interessar em construir decks ao redor do Reno, já que a classe não possui ferramentas nativas para lidar com unidades grandes - mas outras classes que utilizavam a carta, como Cavaleiro da Morte, Guerreiro e Xamã, possuem suas próprias formas eficientes de limpar mesas, e que não impõem uma restrição na montagem de decks.
Ladino
Quasar não apresentava resultados competitivos, mas todo mundo concorda que decks montados ao redor da carta geram experiências de jogo bruscas demais, e atrasar a carta por dois turnos irá garantir que a estratégia se torne inviável.
Tudo Tem que Ir Embora! possuia uma interação chave que permitia que uma Robocaller, que foi adicionada à mão durante o turno via Pit Stop ou Shadowstep, sempre comprasse duas cópias de Tudo Tem que Ir Embora! e um Concert Promo-Drake, que resultava, em conjunto com outras peças de compra de carta ou desconto de mana, numa mesa de 5 lacaios que totalizavam em torno de 20 de ataque consistentemente no turno 4 e às vezes turno 3.
Era considerado o deck mais forte do formato no top 500 da rankeada.
Subindo o custo para 9, a interação com Robô-fonista não está mais presente, o que significa que jogadores de Ladino terão que encontrar outras formas de usar o poder da Sonya Waterdancer como condição de vitória para combos, por exemplo, o deck que utiliza Pressure Points para copiar feitiços de dano direto com a Sonya.
"Ladino"
Revertendo o buff dado ao Vigarista Conspiratório no patch 30.0.3 e aplicando a mesma restrição à Feirante Beira-Mar, agora decks de Mago e Paladino que rodam Turistas não podem mais utilizar a aceleração de mana para consistentemente colocar bombas como Tsunami e Pipsi Painthoof na mesa dois turnos antes do normal, nem repetir o pico de poder no turno seguinte com o Vigarista.
Isso impacta severamente a força desses decks, e assim as estratégias de “trapaça de mana” serão desaceleradas o bastante para decks agressivos serem capazes de aplicar pressão antes de seus turnos explosivos, e decks de controle terão tempo o suficiente para lidar com o ritmo em que as ameaças entram.
Dano Direto
Ad
Para dar destaque aos decks que vencem por combate e atrição, houve uma redução geral na capacidade de decks causarem dano direto da mão.
Agora que Luminar está limitado a 4 de dano, decks de Elementais precisam usar lendárias de custo 6 com efeitos de longo prazo, como Saruun e Incindius, caso queiram causar 10+ de dano direto da mão em um único turno, o que reduz a quantidade de pressão imediata sendo imposta ao meta.
Cálice de Brisa do Mar e Magma Puro Malte chegam a afetar apenas a mesa, o que reduz o potencial de dano de decks de druida, xamã e cavaleiro que utilizam combos com Ethereal Oracle como condição de vitória.
Outros Nerfs Pesados
Rocambole teve sua capacidade de produzir mana efetivamente cortada pela metade, sendo +1 de mana por Rocambole ao invés do +2 anterior. Além disso, subir o custo base da carta remove a interação com Pip the Potent, tirando o uso em decks que precisavam produzir muita mana para combos.
Todos os decks de Sacerdote dependiam muito da carta para seus turnos explosivos, e visto o quão fraca a classe é fora das interações de Cura Excessiva, isso deve remover a classe do cenário competitivo.
Fios do Desespero subindo para custo 3 tem um efeito dominó na capacidade de decks de Cavaleiro da Morte lidarem com mesas de unidades de tamanho médio (entre 3 e 5 de vida), pois a carta frequentemente tem que ser combinada com o Poder Heróico e mais uma unidade pequena caso não tenha um alvo com 2 de vida disponível.
Isso vai aumentar a quantidade de vezes em que você olha para uma mesa enorme e assume que Fios consegue limpar, mas do nada para de estourar depois de uns dois suspiros e o cavaleiro fica com cara de bobo.
Diminuindo o Nível de Poder Geral
Dormir Sob as Estrelas, Onda de Nostalgia, Ovo Misterioso e Reska, Chefe do Fosso recebem um aumento de custo que desacelera seus respectivos decks por volta de um turno ou menos, com o objetivo de diminuir a velocidade do topo do meta para abrir espaço para estratégias novas.
Essas mudanças não irão remover completamente as estratégias antigas, estão apenas suavizando os requerimentos de nível de poder para ser competitivo.
Nossas Sinceras Desculpas A Quem Joga Formato Livre
Ordem no Tribunal agora compra uma carta, então não tem mais a interação com The Ceaseless Expanse que causava 100 de dano no turno 5 com Holy Wrath, então agora o formato Livre volta ao que era antes e dá para tirar o Kobold Monk do deck.
Buffs
Naves Estelares Neutras
Exodar custando 7 tem grande impacto contra decks agressivos, já antes tinha que decidir entre lançar a nave por 5 manas só pelo efeito imediato na mesa com um Arkonite Defense Crystal, ou segurar o lançamento até o turno com Exodar para receber armadura adicional, e agora, com menos tempo de espera, tem a garantia de estabilizar e fechar a porta contra a vitória por dano direto.
Ad
Núcleo Dimensional era uma carta que entrava tarde demais na mesa para utilizar bem seu escudo divino, mas agora pode ser encaixada em turnos de forma que cause impacto apropriado ao seu custo.
A carta se torna uma opção para decks que simplesmente precisam de mais peças para suas naves, seja para cumprir condições de estar montando uma nave, ou utilizando peças com efeitos que crescem com o tamanho da nave.
Naves Estelares de Classe
Diagrama de Nave Estelar recebe a curva garantida em que uma peça entra no turno 2, visto que todas as peças de outras classes custam 2 ou 3, tornando opções como Shattershard Turret ou Soulbound Spire muito mais atraentes.
Construtora Naval Larápia agora funciona com Shadowstep, o que não é a melhor forma de usar o feitiço, mas quando estiver faltando alvos ideais para reciclar, tem a opção de tentar roletar uma Guiding Figure ou Biopod.
O Deslocador Gravitacional recebendo +1/+1 tem uma chance de ajudar a aumentar o efeito de peças que se importam com o ataque da nave, mas não resolve o problema de ser uma carta custo 5 que não faz nada no turno que desce, então ainda vai ser doloroso ter que perder um turno desenvolvendo o Deslocador.
Propulsores de Fogovil e Camuflagem Sha’tari recebem +1 de vida, o que não muda o fato que a direção de construir Bruxo e Druida com sinergia de naves estelares não resulta em decks que pressionam uma condição de vitória forte o bastante para se destacar no meta, então acabam sendo só melhorias marginais para ladinos gerando peças aleatórias.
Paladino
Cortador de Estrelas Interestelar agora permite a curva de Libram of Faith no turno 4, que possui um impacto semelhante à curva ideal de Tsunami, criando 9 de ataque distribuído de uma forma que é extremamente difícil de limpar na 4.
Isso causa um efeito de bola de neve no arquétipo, abrindo a condição de vitória de só ter que fechar os últimos 12 pontos de dano com feitiços, que podem vir de uma combinação de Libram of Divinity, Holy Glowsticks e Sunsapper Lynessa.
Essa mudança, junto com os nerfs em decks de Mago, abre a porta para Paladino preencher o nicho de deck com poder explosivo entre turnos 4 e 6 que antes era preenchido pela combinação de Tsunami e Vigarista Conspiratório.
Yrel, Raio de Esperança custando 1 a menos vai ajudar a carta a se tornar uma jogada mais relevante, já que ela tende a encher a mão, então a mana extra disponível ajuda a jogar feitiços no turno em que ela entra.
Draenei
Askara e Ás da Exploração agora deixam de entrar tarde demais para ter impacto na mesa, visto que geralmente o turno 4 é a última chance em que uma unidade consegue garantir trocas favoráveis só por ter corpo grande, como pode ser visto pelo buff no Buttons que o tornou uma boa jogada em curva.
Ad
Vigilante Astral é basicamente a mesma carta que era antes, sendo que existe com o intuito de copiar uma condição de vitória como Velen, Leader of the Exiled ou Exarch Akama, então tem pouca diferença entre 1/1 e 1/2 nos turnos finais da partida. Esse é o famoso buff placebo, já que só falar que uma carta foi buffada leva aos jogadores tentarem fazer uso dela, o que pode resultar em uma inovação que a torne relevante no meta.
As sinergias de Draenei ainda só produzem corpos grandes a um ritmo em que decks controle são capazes de remover sem problemas, então ainda falta uma ferramenta que consiga consistentemente converter vantagens de mesa em algo que encerre o jogo de forma abrupta.
Dirdra e Recrutador Vorenei são exemplos desse problema: o pacote de Tripulantes só cria uma mesa, o oponente lida com ela, e a única coisa que o deck pode fazer é tentar montar outra mesa e torcer que essa alcance a linha de chegada. Os buffs não resolvem esse problema, então Tripulantes ainda terão que esperar até que uma condição de vitória seja dada ao deck.
Conclusão
O patch 31.0.3 traz fim aos decks de Vigarista e reduz a letalidade do meta, além de trazer fortalecimentos consideráveis para alguns dos novos arquétipos, primariamente Librams e Naves Estelares.
A presença da Sonya Waterdancer ainda vai limitar o quão lento o meta chegue a ser, visto que a carta ainda traz grande pressão de combo. Algumas estratégias mais fracas, como Draenei, Sacerdote e Bruxo ainda terão que esperar uma atualização futura para encontrar seu espaço no meta.
Até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar