Em 2015, com o lançamento da Liga dos Exploradores, junto à aventura, ganhamos uma keyword nova: Discover.
Naquele tempo, não fazíamos ideia do impacto que a palavra-chave teria no jogo, nem que ela continuaria presente nos próximos sets. Discover foi a primeira mecânica a aparecer novamente no jogo sem ter sido lançada em sua expansão original (sem contar as do conjunto clássico, obviamente).
A Mecânica em Si
Todo jogador de Hearthstone deve estar familiarizado com essa keyword. Desde 2015, ela apareceu em diversos sets diferentes, normalmente tendo um forte impacto no jogo, com várias cartas que utilizavam a mecânica sendo nerfadas. Então, apesar de sua popularidade, decidimos dar uma breve explicação sobre ela.
Ad
O que é Discover?
Discover é uma palavra-chave que significa: Escolha uma de três cartas geradas aleatoriamente. Isso quer dizer que, se uma carta diz: “Descubra um feitiço”, ela irá gerar 3 feitiços aleatórios para o jogador escolher.
Nota: As cartas geradas sempre são elegíveis para serem escolhidas. Se estiver jogando no formato Padrão, apenas cartas permitidas nesse formato aparecerão.
Discover é Saudável para o Jogo?
Essa é uma pergunta muito difícil de responder. Certamente, é verdade que Discover traz um elemento de imprevisibilidade ao jogo, aumentando a diversidade das partidas e tornando-as menos repetitivas. Mas, ao mesmo tempo, diminui a legitimidade competitiva do jogo, introduzindo variáveis impossíveis de prever no meio competitivo. Um ótimo exemplo disso é o famoso “Paveling Book”, onde o mundial de Hearthstone foi decidido por uma carta aleatoriamente gerada.
Claro, Babbling Book não tem a keyword Discover, mas seu efeito de decidir partidas com RNG continua impactando o jogo da mesma forma. Sabemos que a resposta para essa pergunta não foi totalmente abordada, mas retornaremos a ela.
A História da Mecânica
Agora que explicamos como ela funciona, podemos explorar mais profundamente a história dela.
Ideia Inicial
Durante seu desenvolvimento, Discover foi idealizado com o objetivo de ser um meio-termo entre cartas completamente aleatórias, como o próprio Babbling Book, e cartas de consistência, como tutores e efeitos de comprar cartas, que apenas aceleram o plano do próprio deck.
O plano original era tornar o jogo mais interessante com mais variáveis, mantendo a agência do jogador ao permitir escolher a carta que seria usada. Além disso, Discover seria uma peça forte de vantagem, sem aumentar a consistência do próprio deck. Acreditamos que, nisso, a equipe da Blizzard acertou em cheio.
Desenvolvimento
Durante o desenvolvimento da mecânica, o “Time 5” enfrentou diversas dificuldades. Afinal, em sua época, Discover era algo inédito, possível apenas em jogos virtuais.
Os desenvolvedores testaram diferentes destinos para a carta descoberta, como colocá-la no topo do deck ou embaralhá-la dentro do baralho. A primeira opção foi descartada por conta dos efeitos de “shuffle” no jogo, que poderiam fazer a carta escolhida se perder para sempre no deck e não ser comprada até o fim da partida, tornando Discover irrelevante. Além disso, se a carta fosse comprada no início do próximo turno, isso removeria a “surpresa e a emoção do jogo”.
Uma das últimas decisões no processo foi restringir o efeito a cartas neutras e de classe. Antes, Discover podia gerar qualquer carta, o que dificultava muito a previsão das jogadas do oponente e enfraquecia a identidade de cada classe. Para balancear a maior quantidade de cartas neutras, aumentaram a chance de aparecerem cartas de classe, sendo quatro vezes mais provável ver uma carta de sua própria classe. Sem isso, era muito provável ver apenas três cartas neutras como possíveis escolhas.
Ad
Essa mudança foi revertida após o Patch 15.2.0.33717, cinco anos depois de sua criação. Cartas que descobrem de um pool aleatório não aplicam mais esse bônus de classe. Com isso, Discover agora se encontra quase no mesmo estado que vemos no presente.
Competitividade
Discover provou ser uma mecânica potente e continua sendo até hoje, com várias de suas cartas originais vendo jogo em campeonatos. Caso você não se lembre (ou não saiba), as cartas originais com o efeito foram: Dark Peddler, Ethereal Conjurer, Gorillabot A-3, Jeweled Scarab, Museum Curator, Raven Idol, Tomb Spider, Arch-Thief Rafaam e Sir Finley Mrrgglton.
Muitas dessas cartas são usadas em decks do Wild neste momento e outras no Padrão, quando adicionadas ao Core set. A cada expansão, o número de cartas com a mecânica só aumentou e suas cartas se tornaram cada vez mais usadas. Chegou ao ponto em que é quase impossível ver um deck que não use o efeito. Desde seu princípio, sabíamos que ela estava aqui para ficar.
Patch Notes
Após seu desenvolvimento, Discover não sofreu muitas mudanças, mas ainda assim, não seria correto escrever sobre a história da mecânica sem mencionar seus patches. Aqui vai uma breve lista deles:
Patch 4.0.0.10833 (2015-11-10): Discover é adicionado ao jogo.
Patch 15.2.0.33717 (2019-09-10): Cartas que Discover de um pool aleatório não aplicam mais o bônus de classe.
Patch no servidor (2020-08-13):
Cartas com Discover não podem mais se descobrir.
Cartas que geram “cartas aleatórias” não podem mais se gerar.
Discover é Saudável para o Jogo?
Essa pergunta ainda é difícil de responder. Certamente, o efeito é mais preocupante do que anteriormente. O número de cartas com o efeito só aumenta, junto ao poder delas. Recentemente, vimos o poder de School Teacher, uma carta genérica poderosíssima que pode oferecer saídas em situações difíceis. A geração de recursos é cada vez mais comum, a ponto de vários jogos serem decididos por uma carta aleatória.
A mecânica em si é um problema? Acreditamos que não. Ela é, na verdade, uma das melhores inovações que diferencia Hearthstone de jogos físicos, porém, ela saiu um pouco de controle.
Por conta do poder e geração quase infinita de recursos, cartas com essa keyword precisam ser cuidadosamente balanceadas e a expansão inteira precisa levar em conta a existência da mecânica. Discover traz o inesperado e uma excitação nova ao assistir e jogar o jogo e talvez seja responsável pela longevidade de Hearthstone.
E você? O que acha da mecânica? Ela é problemática? Já perdeu muito para cartas geradas por ela? Conte-nos como ela lhe ajudou a vencer!
Conclusão
Se quiser ler mais artigos sobre Hearthstone, temos este sobre cartas muito similares entre o Magic e o Hearthstone!
Ad
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요