O que julgamos cartas parecidas?
Existem várias razões pelas quais podemos considerar duas cartas como parecidas. Podem ser semelhanças na arte, no nome ou até mesmo no flavor text.
No entanto, o principal e único indicador que usamos nesta matéria foi o efeito de cada carta. Se duas cartas possuem efeitos quase idênticos por um custo similar, dentro de MTG e HS, decidimos adicioná-las à lista.
Dez cartas parecidas de MTG e Hearthstone
Innervate e Lotus Petal
Esta é uma comparação de quase um para um. Alguns jogadores acreditam que um ritual seria uma escolha melhor do que a Pétala de Lótus devido ao fato de Innervate não ser uma permanente. No entanto, considerando que Innervate tem um custo literal de zero mana para ser utilizada, algo relativamente raro em Hearthstone, e só pode ser usada uma vez (sem contar a recursão), a escolha para nós foi clara.
Ad
Uma pequena curiosidade: antes de ser nerfada, Innervate costumava gerar 2 de mana sem custo algum, permitindo que os jogadores, no primeiro turno, realizassem: Avivar, Avivar e uma carta de cinco manas. Isso levou, na época, a comparações da carta com a adorada Black Lótus, o que para qualquer jogador de Magic irá soar como uma piada.
Regenerate e Healing Salve
Healing Salve é, provavelmente, a pior das cartas dentro de seu ciclo em Magic: The Gathering. Comparada a outras opções que ajudam a garantir a vitória no jogo, como reduzir a vida do oponente a zero ou aumentar seus próprios recursos para ter mais vantagens ao enfrentar o outro jogador, Healing Salve apenas... adia um pouco a própria derrota.
Regenerate, a carta com a qual Healing Salve é parecida, é um caso de power creep; no entanto, mesmo custando zero de mana, a carta nunca viu jogo algum no modo Padrão. O único momento em que esta carta viu um pequeno raio de esperança foi em um deck Selvagem que utilizava Embrace the Shadow para causar dano.
Lightning Bolt e… Lightning bolt
Não há muito o que debater entre essas duas cartas: até mesmo o nome é compartilhado entre elas. Ambas são fundamentais em quase todos os decks agressivos que podem utilizá-las e têm presença constante em diversos metas em seus respectivos jogos.
Vale notar que, em Hearthstone, o Lightning Bolt causa overload 1, o que impede o uso de um cristal de mana, efetivamente aumentando o custo da carta em 1 de mana. Além disso, no Hearthstone, o oponente começa com 30 de vida em vez de 20. Mesmo com essas diferenças, a carta é usada sempre que disponível, o que demonstra o poder de ambas. São parecidas não só no efeito, mas também em ganhar jogos.
Archmage Emeritus e Leiloeiro de Geringontzan
Ambas as cartas são draw engines extremamente poderosas, capazes de, se deixadas sem resposta, garantir a vitória por si só. As duas maiores diferenças entre elas é o fato de que o Archmage Emeritus funciona com instantâneas e feitiços copiados, enquanto o Leiloeiro tem um custo de mana mais elevado.
No entanto, apesar disso, o Archmage Emeritus não vê jogo competitivo algum, enquanto tudo o que o nosso polarizante Leiloeiro, responsável pelo famoso Miracle Rogue e suas variantes, precisa é de uma boa carta de custo zero para tornar o deck novamente dominante.
Enquanto isso, o Archmage Emeritus é relegado a apenas aparecer em mesas de Commander no MTG.
Razorscale e Trinisphere
Jogadores de Legacy, por favor, fechem os olhos, as imagens a seguir podem causar reações fortes.
Navalhada é uma espécie de mini Trinisphere para o Hearthstone, que troca parte da habilidade de atrasar o jogo por um corpo 2/4 capaz de pressionar o total de vida do seu oponente. Apesar dessa vantagem clara, Razorscale nunca encontrou espaço no formato Padrão, enquanto Trinispheere continua a ter uma presença assustadora nos formatos em que é válida.
Ad
Parte disso se deve à diferença no nível de poder de cada jogo. Em Hearthstone, é raro querer jogar vários cards com custo menor que dois (a menos que esteja jogando com o Leiloeiro) em um único turno, e quando Razorscale entra em campo, geralmente no turno 3, seus melhores alvos já foram usados.
Por outro lado, Trinisfera prospera em um formato repleto de free spells e, para piorar, pode ser conjurada já no primeiro turno, tirando o oponente do jogo por pelo menos três turnos.
Time Warp e Temporal Manipulation
Time Warp e Temporal Manipulation possuem exatamente o mesmo efeito, pelo exato mesmo custo de mana. Não é necessário dizer mais nada para explicar o porquê consideramos essas duas cartas parecidas, não é mesmo?
Mas essa comparação não é exatamente justa. Nossa carta de Magic, Temporal Manipulation é uma carta que sozinha já faz seu efeito poderoso. Já sua metade feita pela Blizzard, Time Warp, faz parte de uma quest line, mecânica criada em Hearthstone que te força a completar diversos desafios antes de poder usar a carta. Mesmo com toda esta dificuldade, Time Warp fez parte de um dos decks mais opressores da História do Hearthstone.
Far Watch Post e Sphere of Resistence
Olha, não vamos mentir: Esfera da Resistência é claramente uma carta mais forte, visto que ela afeta as cartas que já estão na mão de seu oponente, algo muito valioso em um jogo como Magic. Mas isso não quer dizer que Far Watch Post não tenha suas vantagens.
A carta de Hearthstone tem como seu maior pró o fato de ser assimétrica, o que significa que só afeta seu oponente e a permite jogar numa variedade maior de decks. Além disso, o efeito de aumentar o custo das cartas persiste mesmo após a remoção do Watch Post, já que ele modifica a carta em si no momento em que ela é comprada. No entanto, isso não diminui sua maior fraqueza: o fato de ser uma criatura e, portanto, suscetível a remoção no jogo.
Stonemaul Anchorman e Ripjaw Raptor
Ambas são cartas que possuem o efeito de comprar mais cartas quando recebem dano, com a maior diferença sendo que Frenesi acontece apenas uma vez, enquanto Enrage pode ocorrer múltiplas vezes.
Além disso, Stonemaul Anchorman possui Rush, uma palavra-chave de Hearthstone que permite ao lacaio atacar imediatamente, sem sofrer com o enjôo de invocação. Vale ressaltar que Stonemaul Anchorman também custa um de mana a mais, atrasando sua entrada em campo. No entanto, esse custo adicional não se torna um problema tão grande, pois ele pode se desencadear sozinho.
Ad
Vesuvan Doppelganger e Faceless Manipulator
Essas duas cartas (e muitas outras com efeito de cópia no Magic) são tão parecidas que poderiam ser gêmeas. Ambas têm o efeito de copiar uma criatura quando entram no campo de batalha. Apesar de existirem efeitos similares mais simples no Magic e que se encaixam melhor com o Faceless Manipulator, nós escolhemos o Vesuvan Doppelganger por ele se alinhar até no custo de mana com a carta de Hearthstone.
Genn/Baku e companions
Essas são mais similaridades de mecânica do que das próprias cartas, visto que seus efeitos não são tão parecidos. Genn Greymane e Baku The Mooneater são cartas que garantem um efeito bônus para seu baralho desde que se siga as regras de deck building que eles requerem, neste caso, para Genn é só ter cartas de número par no baralho e Baku, ter apenas ímpar.
Assim como os companions, que necessitam que o baralho esteja nos parâmetros corretos. No caso de Genn e Baku, os efeitos são menos restritivos que companions como Lurrus, que obrigam o jogador a não usar cartas de CMC (custo de mana) maior que dois. Mas não se deixe enganar, o efeito das cartas de Hearthstone é tão perigoso quanto.
Conclusão
Ao analisar as cartas lado a lado, é evidente que algumas se assemelham muito mais às suas contrapartes do que outras, mas essa escolha foi feita de forma deliberada para apresentar a maior variedade possível de cartas com efeitos diferentes. Você concorda com elas? Será que exageramos em algumas delas? Tínhamos diversas outras cartas que não entraram na lista, então uma segunda parte pode estar nos planos. Contem-nos nos comentários o que acharam e quais cartas vocês adicionariam à lista!
Para obter mais informações sobre o universo Hearthstone, continue acompanhando nossos artigos. Caso queira ler artigos parecidos com este, temos este artigo sobre cartas parecidas no Hearthstone e LoR!
A Cards Realm agradece sua colaboração!
— Comments0
Be the first to comment