Hearthstone

Deck Guide

Guia de Deck: Totem Shaman - Xamã voltou para o meta de HS!

, Comment regular icon0 comments

Totem Xamã é uma das melhores opções para chegar ao Lenda. Confira o guia de um dos decks agressivos mais populares do meta!

Edit Article

Tivemos grandes mudanças após o lançamento da nova expansão. Festival das Lendas não só trouxe 145 novos cards, como também abriu o Ano do Lobo (2023) em Hearthstone.

Image content of the Website

Com isso, as cartas de Forjado nos Sertões, Juntos em Ventobravo e Divididos no Vale Alterac (lançadas em 2021) foram removidas do formato Padrão, trazendo ainda mais alterações no meta.

Image content of the Website

Ad

A classe Xamã foi uma das mais afetadas com as atualizações, e o deck Totem Shaman conseguiu um destaque quando falamos de baralhos agressivos.

Visão Geral do Totem Xamã

Loading icon

Basicamente, como grande parte dos decks Aggro, queremos encher a mesa de lacaios, e fortalecê-los com alguns buffs que o nosso baralho oferece.

Loading icon

Como o próprio nome sugere, o principal do deck são os totens. Muitos deles conseguem executar bons combos e interações, como por exemplo o Gigantotem, que custa um a menos sempre que invocamos um Totem.

Loading icon

Cards

Vamos entender qual a função de cada carta no baralho, e qual a melhor forma de utilizá-las nas partidas!

Lacaios

Começando pelos lacaios, já temos boas opções para o turno inicial, Mistake e Tour Guide. O bom é que o primeiro funciona como todos os tipos de lacaios, sendo considerado também como um Totem.

Já o Tour Guide, apesar de não ser um Totem, lhe concede um Poder Heroico gratuito, que no caso da classe Xamã, é um poder que evoca um Totem Básico aleatório.

Loading icon

Independente da sua escolha na rodada 1, você já terá um totem na mesa, o que vai te ajudar futuramente com algumas sinergias do baralho.

Para o segundo turno, temos Amalgam of the Deep e Anchored Totem. A Amálgama tem a mesma funcionalidade do Mistake já mencionado. Já o Anchored Totem vai começar a fortalecer a sua mesa.

Loading icon

Um bom início de jogo é usar o Tour Guide na primeira rodada, mas guardar o seu Poder Heroico gratuito. No turno 2, você pode utilizar o Anchored Totem seguido do Poder Heroico. Os Totens Básicos são considerados lacaios de custo 1, portanto eles serão fortalecidos pelo Anchored Totem.

Loading icon

Flametongue Totem é outro Totem de custo 2, porém eu recomendo que você o utilize mais para frente, quando já tiver uma boa mesa.

Loading icon

A partir da terceira rodada, temos vários caminhos para seguir. Party Favor Totem é ótimo para construir uma mesa forte, ainda mais se ele estiver com seu efeito de Imbuir ativado, ou com um Anchored Totem na mesa, para fortalecer automaticamente os Totens invocados.

Loading icon

Se você não entender que é o melhor momento para criar uma mesa (talvez por falta de buffs e fortalecimentos), mas imagina que o oponente não tem boas remoções, pode jogar o Grand Totem Eys'or.

Ele concederá +1/+1 para todos os seus Totens a cada rodada, e com certeza vai lhe garantir muitas vitórias se conseguir mantê-lo na mesa por alguns turnos.

Loading icon

Caso esteja com a famosa mão sem opções, considere usar o Murloc Clownfish, ele dará descontos para os próximos Murlocs a serem jogados, e caso você tenha o Gorloc Ravager na mão, poderá utilizá-lo de maneira mais barata, comprando até 3 cartas!

Ad

Loading icon

Vamos falar um pouco mais sobre os buffs agora.

The Stonewright concede +2 de ataque a todos os seus Totens até o fim do jogo, nem preciso dizer o quão forte isso é em um deck chamado Totem Shaman.

Loading icon

Já o Rotgill funciona de maneira diferente: o lacaio concede um Último Suspiro à todas as tropas presentes na sua mesa, fornecendo +1/+1 a todos os lacaios sempre que um destes morrer, combinando bastante com este baralho que pretende encher a mesa.

Loading icon

Por fim, temos dois grandes lacaios que até são caros, são eles Thing from Below e Gigantotem. Mas mesmo sendo caros, conseguimos jogá-los por 1 ou 0 de mana na maioria das vezes, já que os dois lacaios possuem o mesmo texto: “Custa (1) a menos para cada Totem que você evocou nesta partida.”

Loading icon

Feitiços

O Totem Shaman possui poucos feitiços.

Totemic Evidence (com o efeito Imbuir) e Schooling são ótimas ferramentas para evocar ainda mais lacaios e pressionar o oponente. Vale lembrar, que tanto os Totens, quanto as Piranhas evocadas por estes feitiços são de custo 1, sendo fortalecidos pelo Anchored Totem.

Loading icon

Por fim, JIVE, INSECT! simplesmente transforma qualquer lacaio em um Ragnaros the Firelord. Como o seu deck é agressivo, muitas vezes terá algum lacaio de custo baixo que não irá fazer falta no fim do jogo, e transformá-lo em um Ragnaros irá preocupar muito o seu adversário.

Loading icon

Arma

Levamos apenas uma arma para o nosso baralho, que pode ser usada logo na primeira rodad: Carving Chisel irá evocar um Totem sempre que você efetuar um golpe.

Loading icon

Matchups e Postura de Jogo

Aprendemos o que cada carta faz além das interações entre elas, agora vamos estudar qual a melhor postura de jogo a se manter contra os mais populares tipos de deck, além de como conseguir finalizar o adversário para vencer a partida.

Contra Aggros

Temos que ter atenção contra outros baralhos agressivos. Mesmo enchendo a mesa, nós somos frágeis até buffar nossos totens, então se você gastar todo o recurso sem fortalecê-los, correrá o risco de perder as trocas para o oponente e ser pressionado.

Recomendo que você guarde lacaios como Grand Totem Eys'or e The Stonewright na mão inicial, depois que seus totens estiverem bem fortes, será fácil derrotá-lo. O provocar do Thing from Below também pode ajudar muito nesses confrontos, impedindo a pressão inimiga.

Loading icon

Contra Controles

Decks de Controle são lentos e abrem boa oportunidade para vencermos antes deles terem alguma reação, mas muito cuidado. Existem dois tipos de controle, os que investem em remoções e cura, ou os famosos bigs, que trabalham com grandes lacaios e são baralhos muitos pesados.

Ad

Contra um deck cheio de remoções, aconselho que você jogue exatamente do mesmo jeito que indiquei contra os agressivos, focando inicialmente em fortalecer os lacaios, pois será bem mais difícil remover seus lacaios se eles tiverem com mais vida.

Se a lista do oponente focar mais em esperar para jogar grandes lacaios, não tenha perdão. Já comece descendo o máximo de lacaios possíveis, pressione e finalize quando chegar os fortalecimentos.

Com certeza você irá vencer antes mesmo do oponente ter alguma reação!

Gameplay Totem Shaman

Confira várias partidas que gravei usando este mesmo deck:

Finalizando

Por hoje é só, espero que tenha gostado do artigo de hoje, boa sorte nas ranqueadas e até mais!