Hearthstone

Deck Guide

Xamã Natureza: O Deck Barato que Consegue Dar IK nos Oponentes!

, updated , Comment regular icon0 comments

Este deck praticamente não tem cartas lendárias nem épicas! Veja hoje como o Xamã Natureza se tornou um dos destaques da Oficina do Rojão.

Edit Article

Introdução

Oficina do Rojão está oficialmente entre nós! Esta expansão nos trouxe 145 cards novos, e, logicamente, o meta inteiro mudou, o que abriu espaço para outros decks.

Um deck que se tornou muito popular após a primeira semana da expansão foi o Xamã Natureza (Nature Shaman), que é extremamente barato. Ele tem apenas uma lendária que é incriável, ou seja, você já terá ela e não terá que gastar 1600 de Arcane Dust para obtê-la.

Veja esta lista e aprenda a como jogar com o Xamã Natureza!

Ad

Visão Geral do Xamã Natureza

Loading icon

Das 30 cartas desta lista, 28 custam apenas um ou dois de mana, mas ele não necessariamente é um deck agressivo, já que seu objetivo não é encher o tabuleiro com unidades ou jogar feitiços sempre que possível. Pessoalmente, o considero um baralho de combo, pois seu piloto precisa ser paciente e esperar o momento certo para, talvez, eliminar o oponente em apenas um único turno de ataque.

Como Funciona o Combo

Prepare a sua mão com vários cards, e, um turno antes, jogue o Flash of Lightning para descontar o custo dos seus feitiços de Natureza. Tente manter seus feitiços em mão, pois eles serão sua fonte de dano.

Loading icon

Para começar seu combo, jogue seus lacaios que lhe dão Dano Mágico, como Novice Zapper, Kobold Geomancer, ou Bloodmage Thalnos. Depois, aproveite os descontos para causar dano direto ao oponente com seus feitiços.

Por fim, jogue seus feitiços, gastando, na maioria das vezes, zero de mana, para causar muito dano. Lightning Bolt, Thrall's Gift, e Pop-Up Book serão seus feitiços principais.

Loading icon

Crash of Thunder se tornará cada vez mais barato sempre que você jogar uma magia naquele turno, e é uma ótima maneira de ou finalizar o adversário, ou limpar a mesa.

Veja o dano que este deck pode causar em um único turno. Nesta partida, eu estava no turno 6 com uma mão que poderia ser melhor, e mesmo assim praticamente venci em apenas uma jogada.

Lacaios

Basicamente, nossos lacaios trabalham de três jeitos diferentes. Eles nos dão Dano Mágico, criam feitiços, ou compram cards.

Inicialmente, os lacaios ideais são os que nos trazem mais recursos. Começaremos pelos que criam feitiços: Miracle Salesman, Flowrider, Dryscale Deputy, e Wandmaker.

Loading icon

Gold Panner e Needlerock Totem são excelentes para comprar cartas; Gold Panner também te concede armadura, o que te ajudará a aguentar mais turnos.

As nossas fontes de Dano Mágico são Novice Zapper, Kobold Geomancer, e Bloodmage Thalnos. Este último também nos comprará cards.

Feitiços

As suas principais magias de dano são Pop-Up Book, Lightning Bolt, e Crash of Thunder; são elas que podem eliminar seu oponente no combo.

Crash of Thunder também pode ser útil em outras rodadas para limpar a mesa do adversário e segurar um pouco da pressão. Entretanto, lembre-se que seu custo diminui a cada feitiço que você usar naquele turno, então, quando for jogar seu combo, você com certeza conseguirá jogá-la por um ou zero de mana.

Loading icon

Caso estes não sejam o suficiente, utilize Thrall's Gift para descobrir um Bloodlust caso tenha muitos lacaios prontos para atacar, ou Lightning Storm para remoção. Assim, se tiver muitos lacaios prontos para atacar, poderá terminar o jogo dessa forma. Outra fonte de recurso é Lightning Reflexes.

Ad

Por fim, a carta que nos permite jogar várias magias no combo é a Flash of Lightning. Use-a um turno antes para descontar o custo de seus feitiços de Natureza.

Armas

Por fim, este baralho leva uma única cópia da Spirit Claws. Por apenas um de mana, ela pode causar três de dano durante três turnos se você tiver Dano Mágico.

Loading icon

Mulligan - Mão Inicial

No geral, sua mão inicial terá lacaios que compram ou criam cards. O custo um ideal é Miracle Salesman, e, nos turnos posteriores, indico Needlerock Totem, Dryscale Deputy, e Wandmaker.

Loading icon

Procurar por lacaios que tenham Dano Mágico não é interessante no Mulligan, pois eles só serão úteis no combo que você jogará em cinco ou seis jogadas. Unidades que compram cards irão te ajudar a acumular feitiços na mão.

Apesar de você só jogá-lo um turno antes do combo, Flash of Lightning é fundamental e recomendo mantê-lo na sua mão inicial.

Mais uma opção excelente para as primeiras rodadas é Spirit Claws: você só usará o ataque dela durante os turnos de combo, mas é interessante já tê-la em campo.

Loading icon

Matchups

Vamos ver um pouco sobre como agir contra certos tipos de baralho.

Como Jogar Contra Aggros

Temos mais facilidade contra este tipo de baralho. Jogadores agressivos querem encher a mesa de lacaios que custam pouca mana para te pressionar mais a cada rodada e vencer. Ter Crash of Thunder em mãos será extremamente útil para lidar com estes oponentes.

Ter lacaios do seu lado da mesa também será importante para segurar o jogo. Sua mão ideal contra este estilo é: Miracle Salesman, Dryscale Deputy (ou Wandmaker), e Crash of Thunder.

Loading icon

Não recomendo gastar seus feitiços de dano único, como Lightning Bolt para lidar com a mesa, pois eles são a sua condição de vitória.

Como Jogar contra Controles

Listas lentas são mais desafiadoras para o Xamã Natureza. Elas geralmente focam em segurar o jogo (seja recuperando vida ou removendo inimigos) até chegar nos turnos finais, quando eles terão lacaios enormes e nós não conseguiremos derrotá-los.

Decks de controle que focam em destruir seus lacaios são mais fáceis de enfrentar. Continue comprando cartas e espere até se sentir confortável para executar o combo, de preferência quando conseguir calcular sua jogada para dar um insta kill no oponente.

Apenas indico que não jogue seus lacaios de Dano Mágico antes do momento certo, pois eles provavelmente serão removidos e você perderá grande parte do seu dano.

Já baralhos que focam em cura ou armadura são matchups bem difíceis. Posso afirmar que, baseado na minha experiência, o Guerreiro Controle foi o confronto mais difícil, e eu realmente não vejo como vencer deste deck.

Em três ou quatro turnos, eles conseguem ganhar mais de 10 de armadura, o que torna o insta kill bem mais improvável.

Ad

Conclusão

Para um deck barato, recheado de cartas comuns, Xamã Natureza realmente nos surpreende. A lista é competitiva e relativamente fácil de pilotar. Indico este deck para jogadores novatos, que não tem tantos cards e pretendem competir nas ranqueadas, e também para os veteranos que querem um baralho diferente, que ganha jogos com um combo de um round.

Espero que tenha gostado deste artigo! Estarei disponível nos comentários.

Até a próxima!